A maioria das pessoas já aderiu à utilização de redes sociais. Através delas, podemos encontrar velhos amigos, estar em contacto com membros da família, fazer novos amigos e aumentar a nossa rede, o que pode gerar excelentes oportunidades profissionais.
Por conseguinte, é necessário ter cuidado com o conteúdo que se expõe nas redes e com a imagem que se transmite através delas. Tirar partido da tecnologia pode ajudá-lo no seu crescimento profissional. No Facebook, por exemplo, existem grupos com muitas oportunidades de trabalho e negócios.
No entanto, o LinkedIn é a maior rede social para contactos profissionais. Aí, o seu perfil é uma espécie de currículo profissional, onde expõe as suas qualificações, conquistas e trabalho realizado. Além disso, pode receber recomendações de colegas de trabalho e líderes. Actualmente, existem 830 milhões de pessoas registadas nesta ferramenta.
Não pode ignorar a utilização de redes sociais e a influência que podem ter na sua carreira. Por isso, veja algumas dicas para a melhor utilização destas ferramentas, construindo e transmitindo assim uma boa imagem profissional.
1. Preste atenção às suas publicações
Eles demonstrarão os seus interesses, por isso seja cauteloso com o que publica. Seleccione melhor as suas fotografias e evite entrar em discussões controversas. Um bom critério para avaliar se uma publicação deve ou não ser feita é: diria isso em público?
Tenha também cuidado com as fotografias que possam ser embaraçosas ou trazer qualquer tipo de ambiguidade.
2. Demonstre o seu progresso profissional
Algumas redes disponibilizam-lhe campos para mostrar as suas conquistas e realizações. Actualize sempre a sua informação profissional. Desta forma, a sua rede conhecerá as suas novas qualificações e poderá pensar em si para uma posição aberta.
Estas actualizações de perfil são também interessantes para que as pessoas que o seguem possam ver como se dedica a melhorar a si próprio. Este tipo de post, além de ser positivo para a sua imagem, pode abrir conversas interessantes com os seus contactos nas redes.
3. Siga as pessoas de referência na sua área profissional
Seguir estas pessoas pode ser de grande valor e crescimento. Interagir com estes profissionais transmite uma boa impressão. Se vai acrescentar uma pessoa fora do seu círculo de amizade, deixe claro de onde a conhece e porque quer que essa pessoa faça parte dos seus contactos.
Estar em contacto com o conteúdo publicado por estas pessoas influentes irá ajudá-lo a crescer e a prosperar no seu trabalho. Assegure-se de que está a par das principais notícias através destes posts e assim saiba quais são os próximos passos para a sua carreira.
4. Evite falar mal das pessoas, empregos anteriores, empresas ou antigos líderes
Este comportamento é de extremo mau gosto, para além de ser rude. Se um entrevistador pedir o seu perfil, este certamente não será bem sucedido e será desqualificado do processo de selecção.
Se se sentir perturbado ou desconfortável com algo de uma experiência profissional anterior, pode falar com alguém em quem confia. As pessoas estão a perder o seu discernimento entre o que deve ser privado e o que pode ser público.
Nem tudo o que sentimos ou fazemos necessita ou deve ser afixado nas nossas redes sociais.
5. Seja claro e conciso
Embora a linguagem na Internet seja informal, tente comunicar de uma forma clara, mas sem transmitir uma imagem descontraída. Evite fazer legendas muito longas para as suas fotografias relacionadas com projectos profissionais. Geralmente, as pessoas não lêem textos longos por completo.
deve, portanto, destacar as informações mais importantes para garantir que as pessoas compreendem o ponto principal. Pense em como os seus posts podem tornar-se mais interessantes para o seu público e formate-os em conformidade. Seja directo e não use palavras extravagantes.
6. Tenha cuidado com o “desabafo”.
As frases ou publicações que posta podem ser mal interpretadas, dependendo do conteúdo. Todos têm um dia mau, quando nada parece estar a correr bem. No entanto, não é nas redes sociais que deve desabafar sobre isso. Muitas pessoas colocam-se em situações difíceis ao desabafarem em momentos de pressão.
Quando estamos chateados ou zangados, tendemos a não ter muito controlo sobre o que dizemos. Por isso, pode acontecer que faça algumas declarações infelizes. E não importa o quanto se desculpe e se arrependa sinceramente, haverá sempre uma impressão ou uma gravação do seu vídeo a circular.
Então, antes de fazer qualquer post nas suas redes sociais, pense e reflicta se esta exposição é necessária. É sempre bom preservar a sua privacidade e intimidade, bem como evitar proferir palavras que possam prejudicar os outros e/ou testemunhar contra si. Lembre-se de que a sua imagem profissional é construída todos os dias.
A transmissão de uma boa imagem pessoal e profissional fará com que seja lembrado sempre que surjam boas oportunidades que se enquadrem no seu perfil. Uma boa imagem é construída dia após dia!
IBC Coaching
Discussion about this post