O Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América entregou esta quarta-feira, 7 de Dezembro, em Maputo, uma embarcação moderna à Marinha de Guerra de Moçambique, com o objectivo de reforçar a capacidade de patrulha dos 2500 quilómetros de costa marítima moçambicana que, nos últimos anos, tem sofrido com o tráfico de drogas, pirataria marítima e acções terroristas.
De acordo com o secretário permanente do Ministério da Defesa Nacional, Casimiro Mueio, a embarcação chega num momento “especial”, em que as operações no Teatro Operacional Norte decorrem de forma satisfatória, como resultado do esforço conjunto das Forças de Defesa e Segurança (FDS), forças amigas do Ruanda e da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM).
“A embarcação está equipada com sistemas modernos de telecomunicações e intercepção. Além da tripulação, o barco tem capacidade para levar dez militares em missões de patrulhamento”, avançou o responsável.
O embaixador dos EUA em Moçambique, Peter Hendrick Vrooman, declarou que este meio vai impulsionar a patrulha nas águas territoriais e que, depois da entrega formal da embarcação, seguir-se-á a fase de formação dos marinheiros moçambicanos.
“Esta embarcação vai aumentar a segurança militar e permitir que as Forças Navais de Moçambique respondam aos desafios e ameaças cada vez mais complexas”, concluiu.
Discussion about this post