O Absa Bank Moçambique inaugurou no passado dia 1 de Dezembro a exposição do artista moçambicano Pekiwa, tendo para o efeito promovido a segunda edição do Pop-Up Arte, um evento que transforma o Passeio do Centro Premier, no centro da cidade de Maputo, num palco cultural.
A exposição “Recriação” de um dos escultores de referência da contemporaneidade moçambicana, Pekiwa ou Nelson Augusto Carlos Ferreira, natural de Maputo, com uma vasta carreira, tem como fonte de inspiração as canoas da Ilha de Moçambique, um lugar que considera ser de inspiração e uma fonte inesgotável de histórias da vida e do mundo, talhadas do tronco de cajueiros e de mangueiras, e velhas portas, janelas e outros utensílios domésticos tradicionais que transforma em obras de arte. Graças ao seu talento, as mesmas ganham uma nova vida em forma de esculturas.
Tânia Oliveira, directora de Marketing e Relações Corporativas do Absa Bank Moçambique, afirmou, a propósito: “colocamos a cultura nacional em primeiro plano e o nosso espaço Premier é um local privilegiado para receber o que de melhor é feito pelos nossos artistas. Estamos muito satisfeitos por ajudar a impulsionar a arte moçambicana e demonstrar que a ‘africanicidade’ pode ser representada de várias formas’’
Com este conceito inovador e impactante para os artistas e cultura moçambicana no geral, o Absa Bank Moçambique tem como objectivo principal levar a arte ao acesso de todos.
Discussion about this post