O Secretariado do Fundo Africano para as Alterações Climáticas (ACCF) lançou o Projecto de Empreendedorismo Para Mulheres e Jovens, com vista a apoiar mecanismos de financiamento da adaptação climática.
Segundo o comunicado divulgado esta terça-feira, 6 de Dezembro, o lançamento virtual seguiu-se à aprovação de um financiamento de um milhão de dólares pelos parceiros de desenvolvimento do ACCF para o projecto. O evento reuniu as partes interessadas, incluindo a equipa do projecto, controlo de qualidade, peritos em adaptação, género e comunicação, e peritos em alterações climáticas e crescimento verde para partilhar experiências.
“Os jovens africanos estão a liderar o caminho, não em conversas, mas em acções concretas sobre o clima, como agentes de mudança, inovadores e empreendedores”, afirmou a coordenadora do AAAP e principal responsável pelas alterações climáticas, Edith Ofwona Adera.
YouthADAPT é um programa emblemático no âmbito do Programa de Aceleração da Adaptação de África (AAAP), que está a libertar o potencial inexplorado da juventude em África para impulsionar a resiliência e o empreendimento verde.
“Esta iniciativa apoiará as empresas locais lideradas por mulheres, promovendo soluções de adaptação para criar empregos adicionais”, acrescentou Edith Ofwona Adera.
A iniciativa YouthADAPT: Envolvimento das Mulheres e dos Jovens para o Empreendedorismo e Criação de Empregos na Resiliência e Adaptação Climática desenvolverá projectos inovadores, transformadores e resistentes ao clima, alinhados com as contribuições dos países africanos determinadas a nível nacional.
Na sequência do lançamento, o secretariado do AAAP irá colaborar regularmente com o Secretariado do ACCF em marcos importantes do projecto para assegurar que o objectivo seja plenamente alcançado.
Desde 2017, os Comités Governamentais do ACCF aprovaram 26 projectos estimados em 15,87 milhões de dólares.
Discussion about this post