O banco britânico de moedas digitais Nexo anunciou nesta segunda-feira, 5 de Dezembro, que vai encerrar gradualmente a oferta de produtos e serviços nos Estados Unidos ao longo dos próximos meses por causa de confrontos com os reguladores.
“A nossa decisão foi tomada depois de mais de 18 meses de diálogo de boa-fé com autoridades estaduais e federais dos EUA, mas que chegaram a um beco sem saída”, fez saber a instituição bancária nesta segunda-feira.
Os bancos de criptomoedas cresceram rapidamente durante a pandemia, mas tal como os mercados de activos digitais se desvalorizaram fortemente neste ano (2022), vários deles congelaram saques, deixando os clientes com grandes prejuízos. Grandes bancos norte-americanos de moedas electrónicas, como o Celsius, o Voyager Digital e o BlockFi, fizeram pedidos de recuperação judicial neste ano.
O Departamento de Inovação e Protecção Financeira da Califórnia afirmou que as contas do Nexo prometiam um rendimento anual de até 36%, mas o banco negou, explicando que aquele ganho valia apenas para um activo, e que não propagandeava a taxa elevada.
O banco declarou ainda que vai continuar a processar saques de clientes em “tempo real”.