O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou na última sexta-feira, 2 de Dezembro, uma fábrica de processamento de areias minerais pesadas no distrito de Chibuto, província de Gaza.
A fábrica pertence à empresa chinesa Dingsheng e custou 700 milhões de dólares. Ocupa uma área de 3000 hectares e é composta por duas linhas de produção com capacidade para processar 10 000 toneladas de minerais por dia (principalmente minérios de titânio).
Falando na cerimónia de inauguração, Nyusi anunciou que o projecto das areias pesadas de Chibuto poderá contribuir anualmente com cerca de 36 milhões de dólares para os cofres do Estado em impostos durante o período de vida do projecto. Em royalties, pode gerar mais de oito milhões de dólares por ano.
A construção desta mina a céu aberto teve início em 2014, tendo os primeiros minerais sido produzidos seis anos depois, de forma experimental.
Filipe Nyusi acredita que a mina de Chibuto será “uma marca indelével” para Moçambique e para a África Austral.
“Este empreendimento é um ganho importante e de grande relevância”, afirmou o chefe do Estado citado pela Televisão de Moçambique (TVM), acrescentando que, “por diversas ocasiões, reunimo-nos com os investidores e os incentivámo-los a continuar. Esta é uma demonstração clara de que o nosso desenvolvimento não tem nada que ver com a situação geográfica”.
Nyusi sublinhou que o País caminha gradualmente para o desenvolvimento sincronizado em todas as províncias.
Actualmente, acrescentou, “cerca de 20% das exportações de Moçambique são metais e outros minerais. A contribuição da indústria extractiva para o Produto Interno Bruto de Moçambique aumentou de 1,1% em 2011 para 10% em 2021”.
Filipe Nyusi afirmou que este crescimento vai acelerar graças ao arranque da produção e exportação de gás natural liquefeito (GNL), a partir da Bacia do Rovuma, ao largo da costa da província de Cabo Delgado.
As exportações totais de Moçambique atingiram um valor de 2,4 mil milhões de dólares em 2021, que compara com 360 milhões de dólares em 2011.
O depósito de areias pesadas em Chibuto está estimado em dois mil milhões de toneladas e levou Dingsheng a propor a criação de uma indústria manufactureira ao lado da mina.