O Presidente da República, Filipe Nyusi, presidiu ao lançamento, nesta segunda-feira, 5 de Dezembro, em Maputo, do sistema electrónico de emissão de vistos para cidadãos estrangeiros, denominado “e-Visa”.
O sistema será operado pelo Serviço Nacional de Migração (SENAMI), e espera-se que venha a reduzir a burocracia, combater a corrupção, melhorar o ambiente de negócios e incentivar a boa governação.
“Outra mais valia é a simplificação de procedimentos para a obtenção de vistos de quem entra no País, o que poderá, sobremaneira, impulsionar o turismo e as empresas que operam nesta área, directa ou indirectamente”, disse Nyusi citado pela televisão STV.
Segundo o Governo, a medida visa atrair mais investimento estrangeiro e impulsionar a actividade turística em Moçambique.
Filipe Nyusi, que falava à margem do 32.º Conselho Coordenador do Ministério do Interior, exigiu que os funcionários e agentes da migração estejam devidamente formados e capacitados para responderem as exigências da implementação da medida.
“[Devem ser prestados] serviços de qualidade e flexíveis, focados na criação de facilidades e não dificuldades”, alertou Nyusi.