A Zâmbia terá cortes de electricidade diários até seis horas, com a sua principal fonte de energia, uma central hidroeléctrica no sul do país, a funcionar em mínimos devido à drástica falta de água, anunciou sexta-feira, 2 de Dezembro, o Governo.
Recorrente nos últimos anos no sul de África, a seca já havia reduzido as reservas da barragem de Kariba a um nível dramático.
“O corte de carga durará até seis horas por dia a partir de 15 de Dezembro de 2022 e até que os níveis de água melhorem”, anunciou no Parlamento o ministro da Energia, Peter Kapala.
A Zâmbia obtém mais de 80% da sua electricidade da energia hidroeléctrica.
O país partilha a operação da barragem de Kariba, uma das maiores do sul do continente, com o vizinho Zimbabué, que também tem uma central eléctrica.
Na semana passada, a autoridade que administra a barragem disse que, devido às poucas chuvas (a estação na África Austral vai de Novembro a Abril), o reservatório de armazenamento aproveitável estava com uma capacidade de apenas 4,6%.
O ministro da Energia do Zimbabué, Soda Zhemu, disse também na sexta-feira, que a central hidroeléctrica da qual o país extrai grande parte da sua energia “continuará a produzir, mas com capacidade reduzida”.