O petróleo segue a valorizar, no dia em que entra em vigor o embargo da União Europeia à importação do crude russo por via marítima. A impulsionar o ouro negro estão, sobretudo, as perspectivas de reabertura na China, maior importador mundial da matéria-prima.
O West Texas Intermediate (WTI), referência para os Estados Unidos, soma 0,68% para 80,52 dólares por barril, ao passo que o Brent do Mar do Norte, referência para as importações europeias, valoriza 0,61% para 86,09 dólares por barril.
Este domingo, 4 de Dezembro, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) concordou em manter a produção de petróleo nos níveis actuais, pausando assim os cortes para tentar fazer face à redução da procura.
Já os preços do gás natural seguem a valorizar, impulsionados pelas temperaturas frias que se fazem sentir e levam a uma maior necessidade de aquecimento.
Os contratos do gás a um ano negociado em Amesterdão (TTF), referência para o mercado europeu, sobem 5,4% para 143 euros por megawatt-hora.
Discussion about this post