O mercado global de baterias de veículos eléctricos (EV, no acrónimo inglês Electric Vehicles) deverá apresentar um crescimento brutal nos próximos anos, passando dos 17 mil milhões de dólares de 2019 para os 95 mil milhões de dólares em 2028.
Com a crescente procura para descarbonizar o sector dos transportes, as empresas que produzem as baterias que alimentam os VE ganharam um impulso substancial. Apesar dos esforços dos EUA e da Europa para aumentar a produção interna de baterias, o mercado continua a ser dominado por fornecedores asiáticos. Aliás, os dez maiores produtores mundiais são empresas asiáticas. Actualmente, as empresas chinesas constituem 56% do mercado de baterias EV, seguidas das empresas coreanas, com 26%, e pelos fabricantes japoneses, com 10%.
O principal fornecedor de baterias, a CATL, expandiu a sua quota de mercado de 32% em 2021 para 34% em 2022, e um terço das baterias VE do mundo provém da empresa chinesa. A CATL fornece baterias de iões de lítio à Tesla, Peugeot, Hyundai, Honda, BMW, Toyota, Volkswagen e Volvo.