O Governo moçambicano convidou ontem, 30 de Novembro, a Coreia do Sul para investir em Moçambique na cadeia de valor do gás, e não se limitar à extracção deste recurso energético que decorre na área 4 da Bacia do Rovuma em Cabo Delgado.
O convite foi manifestado esta quarta-feira, em Maputo, pelo primeiro-ministro, Adriano Maleiane, ao seu homólogo da Coreia do Sul, que se encontra de visita ao País.
Adriano Maleiane, que falava aos jornalistas após uma audiência mantida com Han Duck-soo, apontou a Coreia do Sul como uma nação com potencial empresarial para apoiar o programa de industrialização de Moçambique.
Já o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Han Duck-soo, destacou que o encontro com Adriano Maleiane serviu para relançar novas janelas de cooperação, benéficas para ambos países.
“Eu e o primeiro-ministro Maleiane tivemos oportunidade de rever a cooperação entre os dois países, e falámos também do facto de esta poder ser benéfica, também e sobretudo, nos domínios da energia, educação, saúde e paz”, informou Han Duck-soo.
A Coreia do Sul já disponibilizou mais de 300 milhões de dólares a Moçambique, em regime de financiamento e donativo, durante os cerca de 30 anos de cooperação.