O gabinete do primeiro-ministro sul-coreano, Han Duck-soo, informou esta quinta-feira, 1 de Dezembro, que o governante manteve um encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi, para discutir formas de expandir a cooperação em matéria de energia e recursos.
Segundo o portal de notícias sul-coreano Koreaherald.com, durante a reunião, Han Duck-soo explicou a iniciativa de Seul (capital da Coreia do Sul) de reforçar a cooperação com países africanos e de convidar os seus líderes para uma cimeira especial em 2024.
O dirigente sublinhou como empresas sul-coreanas, como a Korea Gas Corp. e a Samsung Heavy Industries, estão a participar em projectos de desenvolvimento de gás natural.
“A Coreia do Sul é o melhor parceiro para cooperar neste campo, considerando que as empresas sul-coreanas construíram as quatro maiores instalações flutuantes de gás natural liquefeito do mundo”, disse o primeiro-ministro Sul-Coreano, para depois informar que “esperamos que as nossas empresas possam continuar a fazer parte do desenvolvimento do gás em Moçambique”.
Por sua vez, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, observou como a Coreia do Sul tem contribuído para que o País se torne num fabricante-chave de gás natural, e antecipou a expansão da cooperação energética com o país asiático.
O chefe de Estado moçambicano expressou também a sua gratidão pelo apoio da Coreia do Sul nos esforços de recuperação pós- ciclones.
Os dois líderes concordaram em expandir os seus laços em áreas como os recursos minerais e elaborar medidas políticas para melhorar o apoio no investimento e na cooperação económica.
A visita de Han Duck-soo incluiu uma reunião com o seu homólogo moçambicano, Adriano Maleiane, na qual os dois concordaram em proceder à abertura de uma embaixada de Moçambique em Seul no próximo ano, em consonância com o 30.º aniversário dos laços diplomáticos, circunstância que contribuirá ainda mais para o fortalecimento das suas relações.
O primeiro-ministro sul-coreano, que se tem mobilizado para o apoio internacional à candidatura da Coreia do Sul para acolher a Exposição Mundial de 2030 na cidade portuária de Busan, no sudeste do país, apelou ao apoio de Moçambique nesta corrida.
O gabinete de Han informou ainda que a visita do governante a Moçambique faz parte da iniciativa do Presidente Yoon Suk-yeol de reforçar os laços com os países africanos.
Discussion about this post