Intervindo esta quarta-feira, 30 de Novembro, em Maputo, durante o workshop promovido pelo Projecto +EMPREGO, sobre “dinâmicas de inovação e +emprego”, o partner da Jason Moçambique, João Gomes, defendeu a necessidade de se criarem soluções inovadoras e urgentes para combater o desemprego juvenil.
“Em África, 70% da população tem menos de 30 anos, o que significa que a maior parte são jovens. Segundo uma nota do Banco Africano de Desenvolvimento, metade dos jovens no continente está desempregada em idade activa, enquanto 35% estão em empregos vulneráveis”, contextualizou João Gomes. “A taxa de desemprego entre os jovens é três a cinco vezes mais do que a dos adultos, o que é dramático. A estimativa é que dos 12 milhões de jovens que são colocados anualmente no mercado do trabalho, apenas três milhões conseguem encontrar emprego”.
Ainda apontando estatísticas, João Gomes afirmou que se estima serem “necessários cerca de 18 milhões de postos de trabalho por ano até 2035 para suprir a crescente força de trabalho só na região da SADC”.
Tendo em conta a realidade acima descrita, João Gomes referiu que “uma vez que o desemprego está a aumentar, especialmente na categoria dos jovens com qualificações, é necessária uma acção urgente para ajudar os milhões de jovens africanos que necessitam de um trabalho decente “.
Neste contexto, João Gomes referiu-se às características das 40 soluções inovadoras e made in Africa para criar emprego para os jovens, inspiradas nas acções dos países ao nosso redor, tendo apontado para uma “mudança de foco da procura de emprego para a oferta de emprego, concentrando-se na necessidade das empresas (PME), no trabalho decente e na criação do emprego (nas dimensões de trabalho voluntário, de emprego, de auto-emprego e de empreendedorismo)”.
Na mesma sessão, foram apresentadas durante o workshop as várias iniciativas existentes para promover a empregabilidade em Moçambique como, por exemplo, a formação de apicultores nas comunidades rurais de Cabo Delgado feita pela Fundação Aga Khan Moçambique, na qual os jovens são munidos de conhecimentos sobre a elaboração de pequenos planos de negócios para a produção e comercialização de mel e seus derivados.
O Projecto +EMPREGO para os jovens de Cabo Delgado resulta do apoio da União Europeia e da gestão do Camões IP – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que tem como objectivos específicos: aumentar as oportunidades económicas da população de Cabo Delgado, em particular da sua população jovem, contribuindo para a melhoria do acesso ao trabalho decente e do seu rendimento; estimular parcerias público-privadas com forte impacto no emprego; e apoiar o sector público da educação profissional e do emprego, mas também as micro, pequenas e médias empresas, visando o aumento da respectiva competitividade e a melhoria da empregabilidade dos jovens qualificados.