Venezuela e Moçambique querem promover a “cooperação estratégica” na área espacial, avançou o Ministério da Ciência e Tecnologia venezuelano, no final de um encontro entre dirigentes dos dois países.
O presidente da Agência Bolivariana para as Actividades Espaciais (ABAE) venezuelana, Adolfo Godoy, encontrou-se na terça-feira, 29 de Novembro, com a coordenadora da Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-espacial moçambicana, Odete Semião, de acordo com um comunicado.
“Foi uma primeira aproximação oficial entre ambas as agências para abordar e explorar possíveis acordos de cooperação em matéria espacial, aplicações para dinamizar a economia e impulsionar o bem-estar dos nossos povos, bem como fortalecer a área de formação”, disse Godoy, na nota.
Odete Semião sublinhou que a Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-espacial quer usar a análise espacial para ajudar a criar e definir políticas públicas, estratégias de intervenção e planos de acção em Moçambique.
Em 1 de Novembro, o vice-ministro da Venezuela para África, Yuri Pimentel, encontrou-se com o embaixador de Moçambique residente no Brasil, João Gamaliel Sepúlveda, para discutir a cooperação em áreas como a energia, educação e agricultura.
O governante revelou que, nos “próximos meses”, será realizada a primeira Comissão Mista entre as duas nações, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros venezuelano.
Em Junho, a directora executiva da ABAE, Marglad Bencomo, disse que a agência está a preparar o Venesat-2, o segundo satélite de telecomunicações da Venezuela.