O Tribunal Judicial da cidade de Maputo começa hoje, quarta-feira, 30 de Novembro, a leitura da sentença do processo das dívidas ocultas, com 19 arguidos acusados de envolvimento no maior caso de corrupção na história de Moçambique.
Inédita será a duração da leitura do acórdão, que vai levar cinco dias, como já fez saber o tribunal em conferência de imprensa: “a leitura da sentença vai decorrer durante cinco dias”, disse José Macarringue, juiz e porta-voz do Tribunal Judicial da cidade de Maputo.
Os trabalhos vão arrancar às 9 horas.
“Se o juiz determinou uma duração de cinco dias, pode ser que a leitura da sentença vá até mais tarde, vai depender do próprio juiz”, sublinhou.
A leitura vai ser feita na tenda da cadeia de máxima segurança de Maputo, vulgo BO, que também acolheu o julgamento por sete meses.
Justificando a duração da leitura da sentença com a complexidade do caso, o porta-voz do Tribunal Judicial da cidade de Maputo admitiu a possibilidade de se estender pelo fim-de-semana.
Ndambi Guebuza, filho mais velho do antigo Presidente da República Armando Guebuza, e antigos dirigentes dos serviços secretos moçambicanos estão entre os 19 arguidos. São acusados pelo Ministério Público de envolvimento num esquema que defraudou o Estado em mais de 2,7 mil milhões de dólares de dívida contraída junto de bancos internacionais, entre 2013 e 2014.
Os empréstimos foram avalizados pelo Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), liderado então por Guebuza, sem conhecimento do Parlamento ou do Tribunal Administrativo.