A análise SWOT é uma ferramenta que lhe permite fazer um diagnóstico estratégico da empresa no meio em que está implementada, e assim definir os objectivos futuros. Também é possível fazer uma análise SWOT pessoal.
As letras SWOT referem-se a “strenghts” (pontos fortes), “weaknesses” (pontos fracos), “opportunities” (oportunidades) e “threats (ameaças). O “S” e o “W” referem-se à análise dos pontos fortes e dos pontos fracos da sua empresa. O “O” e o “T” dizem respeito às oportunidades que vai retirar dessa análise e às ameaças que o diagnóstico lhe vai permitir detectar.
Assim, a análise SWOT é feita a dois níveis: interno e externo. Internamente, são diagnosticados os pontos fortes e fracos. Já as oportunidades e as ameaças resultam de uma análise à envolvente externa à empresa.
Utilidade da análise SWOT
Sobretudo em momentos de desaceleração económica e de fraca fidelização dos clientes, sujeitar a sua empresa a uma análise SWOT será útil para definir os objectivos estratégicos para a instituição.
Ao detectar eventuais problemas, vai poder focar-se nas respostas. A nível externo, pode ser a forma de tentar fazer face à concorrência, aproveitando as suas fragilidades.