Trata-se do Criam, um dispositivo portátil que permite realizar procedimentos de testagem de sangue em apenas três minutos.
O aparelho contraria o convencional processo que, além de demorado, requerer laboratórios centralizados, equipamentos caros e volumosos, processos manuais e ineficientes (rotulagem, transporte, armazenamento, etc.) e pessoal experiente.
Esta solução “reduz as hipótese de erro humano, permite testar compatibilidades em situações de emergência e reduz a dependência face a reservas de sangue [do tipo] O-“, garante a CRIAM, startup portuguesa responsável pela inovação.
“O Criam é uma solução absolutamente inovadora e sem concorrência no mercado. É portátil, pode ser usado em situações de emergência e permite obter um resultado com 99,77% de fiabilidade em apenas três minutos”, disse o administrador da Agência Nacional de Inovação (ANI) de Portugal, João Mendes Borga.
A jovem empresa portuguesa aponta ao mercado europeu e norte-americano para tipagem sanguínea, à União Europeia para testes serológicos covid-19, e a mercados emergentes de África e do sul da Ásia para a realização de testagem à tuberculose.