A marca austríaca Vello Bike lançou este ano dois modelos de bicicletas dobráveis, eléctricas e ligeiras.
Já consolidada como marca de bicicleta dobrável na Alemanha e Áustria, a Vello apresentou em Julho um modelo que pesa 9,9 kg. “Com o seu quadro patenteado totalmente em titânio, pesando 1,9 kg, e mecanismo de dobragem em oito segundos, conseguimos ultrapassar os limites das bicicletas eléctricas leves dobráveis”, afirmou Valentin Vodev, designer industrial e fundador da empresa. De acordo com o empresário, a versão utiliza componentes standard disponíveis no mercado.
Com quatro sensores integrados, a bicicleta tem conectividade via app, bloqueio electrónico do motor contra roubo e controlo remoto externo opcional. Outra tecnologia inserida na bicicleta é o Kinetic Energy Recovery System (KERS), utilizada nos carros de Fórmula 1. Neste sistema, a bateria pode ser recarregada durante as travagens ou descidas.
A bateria da bicicleta eléctrica dobrável, quando totalmente carregada, dura até 50 km com a potência total do motor e é quase ilimitada quando utilizada em modo de recuperação total, de acordo com a fabricante.
As bicicletas podem ser equipadas com sistemas de engrenagem para ambientes urbanos ou rurais, tornando uma subida íngreme muito mais fácil de enfrentar.
Um modelo mais recente da Vello Bike é a bicicleta de carga, apelidada de Sub, que será inicialmente construída em duas configurações: um modelo de titânio pesando apenas 24kg, e uma versão de 28kg em aço cromado, este mais nobre do que o aço com baixo teor de carbono.
Com uma capacidade de carga até 210kg, a versão pode ser uma substituição viável do carro para viagens ao supermercado ou para levar as crianças à escola. Há espaço para dois passageiros e uma bagageira frontal.
Segundo a marca, em ambos os modelos, os pneus mantêm o centro de gravidade baixo e proporcionam uma bicicleta estável, segura e fácil de manobrar, independentemente de estar carregada com carga ou passageiros.
Já a bicicleta eléctrica de carga tem um sistema de acessórios sem ferramentas, que permite uma reconfiguração rápida e fácil. As cadeiras de criança e os cestos de carga, por exemplo, podem ser montados e removidos rapidamente sem o uso de ferramentas.