O Governo dos Estados Unidos da América (EUA), através da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), lançou um novo programa de quatro anos para apoiar abordagens baseadas no mercado que melhorem o acesso ao saneamento, bem como para encorajar melhores práticas de higiene em pequenas cidades seleccionadas no Norte de Moçambique.
De acordo com uma nota divulgada pela Embaixada dos EUA em Moçambique, o projecto, denominado “Saneamento das Pequenas Cidades”, será implementado em parceria com a Direcção Nacional de Água e Saneamento (DNAAS), com a Agência para as Infra-estruturas de Água e Saneamento (AIAS) e com a Autoridade Reguladora da Água (AURA).
Segundo a mesma nota, o projecto irá também promover os papéis de liderança das mulheres e o desenvolvimento empresarial do Water, Sanitation and Hygiene (WASH).
“Em Moçambique, as doenças relacionadas com a água e o saneamento contribuem para elevados níveis de atrofiamento infantil em 43%, epidemias de cólera e surtos de diarreia crónica. Também contribuem para a elevada taxa de mortalidade infantil, em que mais de 46 recém-nascidos em cada mil não sobrevivem. Nos distritos das províncias de Nampula e Zambézia, apenas 20% dos residentes têm acesso a infra-estruturas de água (na sua maioria bombas manuais), e a maioria não tem acesso à água canalizada nem a informações sobre comportamentos de higiene saudáveis”, revela a fonte.
O projecto “Saneamento das Pequenas Cidades” irá apoiar actividades num montante que ascende a 14,4 milhões de dólares, e será implementado pela organização de saúde global Population Services International (PSI), em coordenação com outros programas WASH da USAID.
Este projecto faz parte do plano da USAID para melhorar o acesso dos moçambicanos aos serviços de WASH, estabelecido na Iniciativa Prioritária Água para o Mundo 2020.
O projecto “Saneamento das Pequenas Cidades” irá apoiar actividades num montante que ascende a 14,4 milhões de dólares, e será implementado pela organização de saúde global Population Services International (PSI), em coordenação com outros programas WASH da USAID
O programa “Saneamento das Pequenas Cidades” vai ajudar a aumentar a capacidade técnica dos actores nacionais e locais para assegurar serviços sustentáveis e recuperação de custos, assim como mecanismos de financiamento que encorajem os empresários locais neste sector.
“O apoio à melhoria dos serviços de água, saneamento e higiene é uma componente essencial da assistência do Governo dos EUA a Moçambique. As melhorias neste sector contribuem para uma melhor saúde, e criam um ambiente para um crescimento económico diversificado, em benefício de todos os cidadãos”, acrescenta a nota.
Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos EUA fornece mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para ajudar os moçambicanos a construir um país mais saudável.