Alguém está alegadamente a vender números de telemóveis actualizados de quase 500 milhões de utilizadores do WhatsApp, de acordo com o portal Cybernews.
A 16 de Novembro, um utilizador publicou um anúncio num conhecido fórum comunitário de hackers, alegando que estava a vender uma base de dados 2022 de 487 milhões de números móveis de utilizadores do WhatsApp.
De acordo com a publicação, os dados terão origem em 84 países. O utilizador que terá ‘hackeado’ os contactos explicou que 45 milhões destes números são do Egipto, 35 milhões de Itália, 32 milhões dos Estados Unidos, 29 milhões de Arábia Saudita e 20 milhões da França e da Turquia.O conjunto de dados para venda tem também, alegadamente, quase 10 milhões de números de telefone de cidadãos russos e mais de 11 milhões do Reino Unido.
O autor da ameaça disse à Cybernews que estavam a vender o conjunto de dados dos EUA por $7 mil, do Reino Unido por $2 500, e da Alemanha por $2 mil. Estes números são normalmente vendidos para possibilitar a existência de chamadas fraudulentas, pelo que, o Cybernews recomenda aos utilizadores que se mantenham atentos a quaisquer chamadas de números desconhecidos, chamadas não solicitadas e mensagens.
Mediante pedido, o vendedor da base de dados do WhatsApp partilhou uma amostra de dados com investigadores do Cybernews. Havia 1097 números de utilizadores no Reino Unido e 817 nos EUA na amostra partilhada. O Cybernews garante ter investigado todos os números incluídos na amostra e conseguiu confirmar que todos eles são, de facto, utilizadores do WhatsApp.
O vendedor não especificou como obteve a base de dados, sugerindo que “utilizaram a sua estratégia” para recolher os dados, e garantiu ao Cybernews que todos os números pertencem a utilizadores activos do WhatsApp.
O Cybernews contactou a Meta, que detém o WhatsApp, mas não obteve nenhuma resposta.
Para prevenir fugas de dados pessoais, os utilizadores regulares devem adoptar práticas comuns de segurança de dados. Isto inclui a utilização de uma VPN de alta qualidade e a obtenção de um programa antivírus fiável.