A administração da operadora de telecomunicações estatal moçambicana Tmcel anunciou que esteve na última sexta-feira, 25 de Novembro, a liquidar os salários em atraso.
“Os salários de Setembro foram pagos há duas semanas, o mês de Outubro foi pago ontem [quinta-feira] e Novembro está em pagamento”, disse a fonte da administração à Lusa.
Trabalhadores da empresa confirmaram que o processo está em curso, mas alguns assinalaram que a operação decorre a “conta-gotas”, devido a demoras relacionadas com questões de “compensação entre bancos”.
O pagamento dos salários em atraso na operadora acontece depois de o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, ter dito na última semana no Parlamento que já havia dinheiro para o efeito.
A administração da empresa explicou, na última sexta-feira, que a tesouraria beneficiou da amortização de dívidas por parte de diversas entidades estatais.
A Tmcel paga mensalmente cerca de 98 milhões de meticais aos seus 1502 trabalhadores.
A situação crítica que a Tmcel atravessa tem sido matéria recorrente na comunicação social, alimentada por cartas de repúdio dos trabalhadores contra a gestão, depois de a empresa ter sido a primeira operadora de redes móveis em Moçambique, num contexto de monopólio, e de já ter figurado entre as mais importantes do País.
A administração da empresa tem referido que os problemas de tesouraria que enfrenta são provocados por dívidas, maioritariamente de entidades estatais.