A análise PEST (Política, Económica, Sociocultural e Tecnológica) é um exercício que lhe permite perceber qual o impacto que o ambiente externo pode ter no seu negócio, produto ou serviço.
Esta análise ajuda a identificar oportunidades e ameaças externas relacionadas com a sua empresa. Pode fazer a análise PEST à sua empresa ou produto através destas perguntas:
Análise Política
A análise política foca-se nos aspectos relacionados com a regulamentação da indústria em que se insere o seu negócio e na que frequência com que ela pode ou não mudar, tendo em conta as orientações do Governo.
Análise Económica
Através da análise económica, pode identificar a presença ou não de concorrência, os impostos ou incentivos que possam estar associados ao negócio, e outras variáveis que tenham impacto nos custos da operação. Este tipo de análise permite perceber se há muita concorrência ou negócios/produtos semelhantes; se é um novo produto/serviço; que taxas/impostos se aplicam nesta indústria; que tipo de incentivos existem; qual a taxa de desemprego; que políticas de emprego existem; quão difícil é obter financiamento; qual o clima de confiança na economia; e qual a evolução do PIB.
Análise Sociocultural
A análise sociocultural permite identificar possíveis entraves ou agentes de influência do consumidor tendo em conta o estilo de vida, os papéis sociais dos diferentes géneros, os níveis de literacia ou a distribuição demográfica.
É possível perceber como funciona o estilo de vida no país/região; quais os níveis de habilitação; quais as instituições ou pessoas que influenciam a opinião pública; qual o nível de exposição aos meios de comunicação; quais os papéis sociais das diferentes pessoas (consoante idade e género); a distribuição geográfica (género, estrutura etária, etc…); a taxa de natalidade; a esperança média de vida; quais os principais hábitos de consumo; qual a propensão à mudança; e qual o grau de adesão a novos produtos.
Análise Tecnológica
Já a análise tecnológica permite perceber qual o impacto da tecnologia na produção, distribuição e comunicação do seu produto ou serviço. Para perceber, pode fazer as seguintes questões:
- Qual o nível de tecnologia utilizada para produzir ou fornecer o seu produto ou serviço?
- Como é que as novas tecnologias impactam a comunicação com o meu cliente?
Aliada à análise PEST está a análise SWOT, que olha também para os factores internos (da sua empresa) que podem ter impacto no sucesso do seu negócio.