A SolarisFloat, uma empresa portuguesa, apresentou uma solução original e sustentável para a produção de energia: seguir o sol. De acordo com a empresa, as soluções PROTEVS são modulares, desmontáveis e escaláveis, com um processo de instalação fácil.
A solução solar flutuante inovadora difere das muitas que estão a ser instaladas em corpos de água em todo o mundo. Com um ou dois eixos de seguimento, a ilha flutuante é alimentada por motores eléctricos que consomem menos de 0,5% da energia total produzida.
Citada pela Zap, a BBC diz que a instalação, denominada PROTEVS, é a primeira a fundir painéis solares flutuantes com a tecnologia sun-tracking. A ilha está actualmente no Oostvoorne Meer, um lago no sudoeste dos Países Baixos.
Composto por 180 painéis solares móveis, a PROTEVS tem uma capacidade total instalada de 73 kilowatts de potência (kWp) e proporciona um aumento na produção de energia de até 40%, graças à sua sofisticada tecnologia que permite aos seus painéis de dupla face girarem de acordo com o movimento do sol.
A empresa oferece dois tipos de soluções. A primeira é a PROTEVS+, que dispõe de 180 módulos com duplo eixo de rastreio. O mesmo que o projecto acima mencionado, tem um diâmetro de 38 metros e ocupa uma área de 1444 metros quadrados, com os painéis a moverem-se verticalmente.
A segunda solução é o PROTEVS Single360, que funciona sobre um único eixo. Através de módulos PV, com uma inclinação fixa de 10 graus e 360 módulos, o PROTEVS Single360 tem uma capacidade instalada de 147 kWp para painéis de 410 W.
De acordo com Solaris Float, as soluções PROTEVS são modulares, desmontáveis e escaláveis, com um processo de instalação fácil. Como podem ser destacadas, as ilhas podem mesmo ser fundidas para formar uma exploração solar flutuante.
Estes parques solares flutuantes, de acordo com a empresa, vão além do impacto ambiental precedente. As sombras formadas na estrutura flutuante e nos painéis fotovoltaicos, resultando numa redução “superficial” da temperatura, são benéficas para o ecossistema aquático.
Em segundo lugar, a qualidade da água é susceptível de aumentar devido à redução de algas e à reprodução de outros microrganismos, que pode ter lugar devido ao efeito de sombra acima mencionado. Isto pode ser ainda melhorado com a instalação de equipamento de oxigenação da água.
Zap