A Empresa Electricidade de Moçambique (EDM) efectuou, pela primeira vez, em 11 meses deste ano, 300 mil novas ligações eléctricas, no quadro da massificação do acesso a este recurso em todo o País. A informação foi avançada pela empresa hoje, 25 de Novembro, em comunicado.
A EDM adianta que este marco representa uma cifra de 94% em relação à meta prevista para o ano 2022.
“As novas ligações resultam de um esforço que a empresa tem vindo a fazer no quadro da simplificação de processos de contratação, bem como na redução do tempo de novas ligações, no âmbito da iniciativa do Governo moçambicano de alcançar o acesso universal à energia eléctrica até 2030”, refere a nota da empresa.
Para o efeito, a EDM explica que, através do Governo, já foram mobilizados cerca de 343 milhões de dólares para continuar a garantir a massificação das novas ligações, estando em curso um processo de procurement visando a contratação de fornecedores de diversos materiais, incluindo consultores e empreiteiros, para a implementação das obras de expansão da rede eléctrica em todo o território nacional.
“A EDM continua a trabalhar e espera ligar, em todo o País, 320 mil novos clientes até ao fim do mês de Dezembro deste ano”, lê-se no documento.