O petróleo segue a negociar com ganhos, um dia após a proposta da Comissão Europeia para o tecto de preços a colocar ao crude importado da Rússia não ter sido aprovada pelos Estados-membros. Ainda assim, o ouro negro mantém-se a caminho de fechar a terceira semana com perdas.
O West Texas Intermediate (WTI) – negociado em Nova Iorque – soma 0,91% para 78,65 dólares por barril, enquanto o Brent do Mar do Norte, referência para as importações europeias, avança 0,66% para 85,90 dólares por barril.
Os sinais de uma redução da procura pela matéria-prima têm penalizado o petróleo, numa altura em que a China, maior importadora do ouro negro, mantém a política de zero casos covid-19. O país decretou novos confinamentos para combater o número crescente de novas infecções pela doença.
Já os preços do gás natural seguem a valorizar, à boleia das previsões meteorológicas, que apontam para um arrefecimento da temperatura. Tempo mais frio aumenta a necessidade das famílias de ligar o aquecimento, aumentando assim a procura pela matéria-prima.
Os futuros do preço do gás TTF, negociado em Amesterdão, sobem 0,37% para os 124,250 euros megawatt-hora.