Os factores críticos para o sucesso são as condições que têm de estar reunidas para que um negócio tenha sucesso. Quando negligenciados, os factores críticos de sucesso podem conduzir ao insucesso da organização.
Os factores críticos variam consoante a área de negócio e são diferentes de empresa para empresa. Alguns destes factores são a relação com fornecedores, fidelização de clientes, localização das instalações de produção e pontos de venda, solidez financeira, qualificação da administração, reputação da organização, conhecimento do mercado, equipamento e maquinaria, canais de distribuição, aprovisionamento, marketing e publicidade, atendimento ao público, qualificação dos trabalhadores, infra-estruturas, nível de produtividade, qualidade dos produtos e serviços, controlo de custos, parcerias, financiamento, investimento tecnológico, certificação de qualidade e capacidade de inovação.
Nem sempre é fácil identificar quais são os factores críticos para o sucesso do seu negócio. Pode, porém começar por seguir estes passos:
1. Conheça o seu ramo de negócio
Tem uma loja de roupa? Os factores críticos podem ser o atendimento ao cliente, a localização dos pontos de venda, a qualidade do produto e a estratégia de marketing e publicidade.
Gere uma oficina automóvel? Os factores críticos para o sucesso podem ser o equipamento e maquinaria, a qualificação dos trabalhadores e a qualidade dos produtos e serviços.
É mediador imobiliário? Os factores críticos para o sucesso podem ser a reputação da mediadora, o nível de produtividade e o conhecimento do mercado.
2. Analise o desempenho da empresa
Comece por analisar o desempenho da sua empresa face aos objectivos que tinha, e tente perceber o que pode ser melhorado.
Tem um produto de qualidade, mas vende pouco? Os factores críticos de sucesso podem ser o preço, o custo de produção, a rede de distribuição e as estratégias de publicidade e marketing.
3. Defina prioridades
Na maioria das organizações os recursos materiais, humanos e financeiros são escassos, pelo que é necessário definir prioridades.
Depois de identificados, os factores críticos devem ser hierarquizados.
Comece por investir os recursos da organização no factor crítico que mais impacto tem no rendimento da empresa.
4. Faça avaliações periódicas
Os factores críticos de sucesso de um negócio são mutáveis em função das transformações que o negócio vai sofrendo, como o aumento da sua dimensão, a diversificação de serviços, o aumento de clientes ou a formação dos trabalhadores.
Faça avaliações periódicas ao desempenho da sua empresa, percebendo que factores críticos de sucesso merecem atenção a cada momento.