O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, disse esta quarta-feira, 23 de Novembro, que o País conta com a ajuda do Japão para a instalação de radares meteorológicos, no quadro da capacitação institucional contra “eventos extremos”.
“Moçambique é um país extenso [geograficamente], pelo que precisamos de radares meteorológicos para o norte, na província de Nampula, e para o sul, na cidade de Xai-Xai. Gostaríamos, pois, de contar com a vossa colaboração”, disse Mateus Magala, em Tóquio, durante um encontro com o ministro de Estado, da Terra, Infra-estruturas, Transporte e Turismo do Japão, Tashiro Toyoda.
De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique, o equipamento de previsão meteorológica, que será montado no Norte e Sul do País, vai juntar-se ao dispositivo que foi recentemente instalado na cidade da Beira: “o País precisa de ter mais ‘aviso prévio’ e capacidade de antecipação sobre eventos extremos”.
O governante expressou também o desejo de cooperação entre Moçambique e Japão na modernização do sector aero-portuário moçambicano, e apontou as necessidades de recuperação e modernização do Aeroporto Internacional da Beira depois da devastação sofrida com o ciclone Idai, em 2019.
Uma delegação do Governo moçambicano, chefiada pelo ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, está a trabalhar na capital japonesa, Tóquio, desde segunda-feira, 21 de Novembro, até hoje, quinta-feira, e manterá encontros com responsáveis dos sectores público e privado.