A economia moçambicana recebeu de Janeiro a Setembro de 2022 um total de 160 novos projectos de investimento avaliados em 1,7 mil milhões de dólares. A informação foi partilhada esta quarta-feira, 16 de Novembro, pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, que falava na Assembleia da República na sessão de perguntas ao Governo.
Segundo o governante, grande parte destes projectos de investimento são de agricultura, banca, construção, indústria, transportes e comunicações, energia, hotelaria e turismo e também na área de serviços, espalhados por todas as províncias.
Para o governante, a aprovação daqueles projectos prova que em Moçambique não há ausência de ambiente de negócios. “Isto é um sinal inequívoco de que a economia está a crescer e continua a ser atractiva para novos investimentos, mercê do seu bom ambiente de negócios”, afirmou.
Relativamente ao custo de vida que se vive no país, o governante disse que a solução do problema passa pelo aumento da produção, sendo que é algo – assegurou – que está a acontecer com a implementação do Programa Sustenta.
Para que aquela iniciativa contribua efectivamente para a redução de preços de produtos alimentares, Silvino Moreno reconheceu que o Governo “precisa de implementar uma rede de distribuição, armazéns, lojas e outras infra-estruturas funcionais em todo o território para permitir o escoamento da produção de uma província para outra e a sua venda a preços competitivos”.