O empresário moçambicano Salimo Abdula é Doutor Honoris Causa pela University of South Africa (UNISA), da África do Sul. O título foi atribuído como reconhecimento do trabalho que o empresário tem estado a desenvolver na área do empreendedorismo em Moçambique.
Segundo um comunicado, para a sua distinção pesaram o envolvimento activo do empresário moçambicano na difusão da cultura empreendedora no país e o apoio às iniciativas de empreendedorismo nos diversos níveis, com ênfase para a camada juvenil.
“O acto de atribuição do título foi dirigido pela professora Martha Molope e pelo professor Felix Siame, no qual, além do empresário Salimo Abdula, foram distinguidas outras quatro personalidades da Nigéria, Botsuana, Maláui e África do Sul”, avança a nota.
A University of South Africa é uma instituição de ensino superior sul-africana, sendo a maior do continente africano e uma das maiores do mundo, com um quadro superior a 300 mil alunos sul-africanos e de 130 outras nações. Está classificada entre as dez melhores universidades de África, ocupando a quinta posição.
“O título foi atribuído por um conselho formado por professores de cada área, depois de analisadas as acções desenvolvidas por cada um dos candidatos nos seus respectivos países”, acrescenta a nota.
Salimo Abdula nasceu a 18 de Junho de 1963, em Quelimane, província da Zambézia. É empresário e líder de um grupo empresarial com 20 anos de operações em Moçambique, a Intelec Holdings, que actua nos ramos da energia, publicidade, turismo, finanças, recursos minerais, telecomunicações, imobiliário e consultoria.
Recentemente, materializou o sonho de criação da Fundação Salimo Abdula, entidade cujo foco é o fortalecimento dos vários segmentos da sociedade e desenvolvimento do país.
É cônsul honorário da Malásia em Moçambique e já presidiu à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e à operadora de telefonia móvel Vodacom.
Salimo Abdula foi, entre outros, distinguindo com os prémios Euro Knowledge Leadership Award 2020, Prémio de Reconhecimento dos Países de Língua Portuguesa – AJEPC – FIN 2018, Excelência Empresarial Bizz 2016 e World Finance 100.