A Arko Companhia de Seguros realizou recentemente um seminário sobre o “Futuro nos Produtos de Seguros”, com o objectivo de capacitar os parceiros e clientes em matérias emergentes no mercado de seguros em conformidade com os novos desenvolvimentos tecnológicos, nomeadamente a distribuição de criptomoedas pelo papel que as mesmas têm estado a desempenhar nas transacções globais da sociedade.
O CEO da Arko Seguros, Miguel Navarro, afirmou que, num mundo contemporâneo, a inovação e atenção às novas tendências tecnológicas são cruciais para manter a relevância e significância num mercado altamente competitivo.
“Estamos certos que as seguradoras desempenham uma função importante para proteger os interesses do cliente. Este papel não se aparta dos investimentos correntes que têm estado a dominar o mercado financeiro, concretamente as criptomoedas. Assim, cientes da sua relevância, nós acreditamos na tecnologia e envidamos esforços no sentido de estarmos atentos às novas tendências e novos produtos tecnológicos”, enfatizou Navarro.
Por serem totalmente digitais e por fazerem uso da criptografia para garantir a realização de transacções, a seguradora considera que segurar criptomoedas acarreta as suas próprias complexidades, facto que pode ser sanado caso os activos estejam ‘offline’ e o segurado disponha de uma eficiente gestão de risco onde, através da tecnologia ‘blockchain’ [processo de registo de transacções e de controle de activos numa rede de negócios] torna-se possível fazer o registo das transacções e o rastreamento de activos numa rede.