Elon Musk anunciou esta segunda-feira, 14 de Novembro, que o Twitter vai deixar de mostrar de que dispositivo foi publicado um certo tweet. O bilionário revelou que a conhecida característica da plataforma será retirada para poupar o desempenho e espaço no ecrã.
Musk alegou o mau desempenho da aplicação Twitter no Android como razão para a remoção da funcionalidade. “E vamos, finalmente, parar de acrescentar em que dispositivo foi escrito um tweet (desperdício de espaço no ecrã e processamento) por baixo de cada post. Ninguém sabe, literalmente, o motivo pelo qual o fazemos”, salientou o empresário.
Na prática, a remoção não deverá afectar a usabilidade do Twitter, mas a descrição do dispositivo tem a sua função na app. Numa página de apoio à plataforma, o Twitter esclarece que a etiqueta serve para dar mais contexto aos posts, dando mais dados para o leitor verificar a autenticidade do conteúdo.
Para além de mostrar a marca do sistema, a etiqueta de origem também define quando o post é feito por ferramentas complementares do Twitter, tais como seus os anúncios. Desta forma, se for uma conta empresarial, por exemplo, o utilizador pode verificar mais rapidamente quando a publicação é, de facto, de uma empresa.