O Governo dos Estados Unidos entregou este mês mais 4,9 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech Covid-19 a Moçambique. Somado ao primeiro carregamento de 4,9 milhões de doses, o número total de vacinas para adolescentes é de 9,8 milhões.
Segundo o jornal Notícias, através desta parceria entre os Estados Unidos e Moçambique para combater o covid-19, Moçambique tornar-se-á o primeiro no país da África Subsaariana a vacinar totalmente 94% da sua população adolescente com a primeira e segunda doses.
Globalmente, o Governo dos EUA, através da USAID, forneceu quase 90 milhões de dólares para implementar os esforços de resposta à pandemia desde o seu início.
Uma nova campanha de vacinação, com a duração de duas semanas, foi lançada a 14 de Novembro, tendo em vista a administração da segunda dose ao adolescente.
“Esta campanha demonstra o empenho do Governo moçambicano em assegurar a saúde da sua população jovem”, disse o embaixador dos EUA, Peter Vrooman, tendo destacado que “juntos, os Estados Unidos e Moçambique estão a proteger milhões de adultos e adolescentes de um vírus que já ceifou demasiadas vidas”.
De referir que o Governo dos EUA doou 1,3 milhões de doses da vacina Pfizer, em Agosto do ano corrente, para vacinar cerca de cinco milhões de moçambicanos com idades compreendidas entre os 12 anos e os 17 anos.