A Uniccon Group of Companies, uma empresa de tecnologia nigeriana, construiu um robot de cerca de dois metros de altura chamado Omeife capaz de falar e compreender oito línguas diferentes.
Criado para facilitar a interacção das empresas com os seus clientes, o Omeife representa uma imagem feminina, com a capacidade de falar oito idiomas diferentes, além de compreender a cultura, padrões e comportamentos africanos como se de um nativo se tratasse.
“Actualmente, Omeife fala inglês, francês, árabe, kiswahili, pidgin, wazobia, africâner e, claro, igbo”, revelou o fundador e CEO da empresa, Chuks Ekwueme, que acrescentou que Omeife pode igualmente interagir com gestos específicos como a postura das mãos, sorriso e outros gestos corporais que combinam com o tom da conversa.
Omeife pode ainda identificar humanos através de expressões faciais, identificar objectos e conhecer as suas características, e calcular as posições e distância dos mesmos.
O grupo acrescentou que o humanóide foi construído com competências sociais interactivas de topo, pode prestar atenção a uma pessoa específica para manter vivas as conversas, é educado, cuidadoso e consciente das palavras, frases e expressões que não são educadas nas culturas africanas e seguro para as crianças. O robot é dotado de conhecimento em vários campos e é ensinável, pois possui um canal de aprendizagem para melhorar continuamente e compreender coisas novas das conversas, tendo ainda a capacidade de recordar e compreender melhor conceitos antigos com novas informações.
“África está a ser rapidamente reconhecida pela sua contribuição para o ecossistema tecnológico global. Através do Omeife e de outros projectos, estamos felizes por desempenhar um papel na ajuda a empresas e pessoas de toda o continente a alcançarem o seu potencial máximo, proporcionando acesso às tecnologias mais inovadoras para a eficiência”. concluiu Chuks Ekwueme.