A Black Friday de 2022 será no dia 25 de Novembro. Marcada por campanhas promocionais no comércio, a data calha sempre na última sexta-feira de Novembro.
Este é um dia em que várias promoções acontecem, mas os investidores devem estar conscientes de que não devem deixar de investir nos seus activos financeiros. Para além de produtos físicos, serviços digitais, tais como assinaturas de cursos, streamings e até jogos online, fazem uso desta data para oferecer promoções.
Veja algumas sugestões para que possa tirar partido das melhores ofertas e comprar produtos com descontos reais.
1. Aproveite as promoções próximas da Black Friday
Ao falar sobre a data da Black Friday, pode ver dois pontos interessantes: primeiro, muitos comerciantes fazem um “aquecimento” da data, com negócios em sectores específicos que já começam antes da data definida. Isto ocorre normalmente durante a semana da Black Friday ou mesmo nas semanas anteriores, o que significa mais dias para fazer compras. Em particular, há casos em que os proprietários de lojas utilizam a expressão “semana Black Friday” quando oferecem descontos e ofertas especiais durante toda a semana da última sexta-feira do mês.
Por outro lado, muitos usam o termo “Black November” para se referirem também a promoções que decorrem durante todo o mês de Novembro, o que permite mais tempo para a tomada de decisões de compra. Mas cuidado: algumas ofertas não estão disponíveis durante todo o mês.
Estas extensões atraem a atenção dos clientes durante mais tempo e ajudam a impulsionar as vendas das loja, podendo aproveitar a oportunidade para procurar com mais calma boas promoções.
2. Fique de olho nas grandes lojas
É verdade que a Black Friday é um grande sucesso. Por conseguinte, não são poucas as lojas que fazem uso deste período para oferecer promoções. Assim, vale a pena procurar ofertas nestes lugares em vez de procurar lojas mais pequenas e desconhecidas, que podem ser burlas.
3. Dar preferência aos cartões de crédito
Quando em dúvida, o ideal é fazer a compra de produtos na Black Friday através de cartão de crédito, porque este método é muito mais seguro no momento de fazer cancelamentos.
A ocorrer algum problema, o ideal é entrar em contacto com o seu banco e explicar a situação para que, caso seja comprovada a fraude, seja possível cancelar a compra.
4. Fique de olho no “Reclame Aqui”
“Reclame Aqui” é uma ferramenta importante para saber como é o serviço de qualquer estabelecimento após a compra. Deve, por isso, observar o que os compradores dizem sobre a loja: fornece um bom serviço? Demora muito tempo a entregar? Os produtos vêm normalmente com defeito? Demoram muito tempo a trocar?
Este e outros dados podem ajudá-lo a decidir se aproveita ou não as ofertas da Black Friday. Afinal, um produto pode ser barato, mas a loja pode ser tão problemática que talvez seja melhor encontrar um desconto menor numa loja mais fiável.
5. Mantenha-se a par dos preços
Finalmente, uma dica importante é manter um olho nos preços ao longo dos meses que antecedem a Black Friday. Isto porque muitos proprietários de lojas aumentam-nos excessivamente nos meses anteriores e depois baixam-nos novamente em Novembro.
Por outras palavras, na prática só estão a baixar o que tinham aumentado antes, sem qualquer desconto real sobre esses produtos na Black Friday.