O Instagram anunciou uma nova funcionalidade que vai permitir o agendamento de posts a alguns utilizadores. A novidade promete facilitar a vida a influencers e marcas que, actualmente, têm de recorrer a apps externas para o efeito.
Com esta funcionalidade, vai ser possível agendar reels, fotografias e carrosséis com até 75 dias de antecedência. A app testou o sistema ao longo das últimas semanas junto de um conjunto selecto de contas.
Para aceder a este planeador, terá de aceder às Definições Avançadas logo após criar a publicação, mas antes de a partilhar. Nesse menu, passará a encontrar a nova opção “agendar esta publicação” e aí vai poder definir a hora e o dia em que o post será publicado. Depois disto, basta retroceder à página anterior e clicar em “agendar”.
Escreve o TechCrunch que vai ser possível ver todo o conteúdo agendado numa nova secção onde serão reunidos os posts agendados e é aí que vai poder editá-los.
Por agora, não se sabe se a funcionalidade será disponibilizada a outros utilizadores.
No mesmo post, o Instagram revelou ainda o lançamento do “achievements”, um sistema de recompensas para criadores que lhes dá alguns benefícios mediante a concretização de determinadas acções dentro da app, como a publicação de posts em colaboração com outros users ou a utilização de determinados filtros nas stories.