Um comboio de passageiros, ligando as cidades de Maputo, em Moçambique, e Matsapha, em Essuatíni, começa a operar a partir do dia 19 de Novembro corrente.
A ligação resulta de um acordo bilateral rubricado pelos governos dos dois países, no âmbito da implementação da zona de livre comércio da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Numa primeira fase, a operação será garantida através de uma automotora da empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), com capacidade para transportar 600 passageiros.
O director de comunicação e imagem da CFM-Sul, Adélio Dias, informou que o custo do bilhete será de 1250 meticais, numa carreira que partirá da estação central de Maputo para Matsapha aos sábados, às 6 horas, e no sentido inverso aos domingos, chegando à capital moçambicana às 11 horas.
Em termos logísticos, Adélio Dias afirmou que a direcção-executiva dos CFM-Sul já está em prontidão para acolher esta experiência que acontece pela primeira vez na história de Moçambique, acrescentando que a carreira prevê um serviço de restauração.
“A empresa vai também introduzir, a partir da próxima segunda-feira, a circulação de automotoras no transporte de passageiros na zona centro, ligando as cidades da Beira e Dondo, em Sofala”, frisou Dias.
A carreira será também operada através de uma automotora, com capacidade para transportar 600 passageiros e ligará as duas cidades três vezes ao dia.
A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique tem investido, nos últimos tempos, na aquisição de novos meios circulantes, entre os quais automotoras.