No artigo anterior, vimos as melhores cidades para as gerações baby boomers e X. Agora, vamos conhecer as metrópoles mais adequadas às preferências dos millenials e da geração Z.
As melhores cidades para Millennials (1981 – 1995)
Analisando como os Millenials gostam de viajar, a investigação revela que 71% utilizam a rede social Instagram (pelo menos uma vez por semana), baseiam as suas viagens na comida e na bebida, e mais de metade têm filhos que provavelmente ainda vivem em casa. Assim, descobrimos quais são as cidades mais “instagramáveis”, que oferecem os 100 melhores pratos nacionais para provar, e as mais amigáveis para as famílias.
1. Paris, França
Quando se trata da cidade favorita dos Millennials, Paris ocupa a primeira posição. Para uma geração que utiliza regularmente as redes sociais para partilhar as suas experiências, a capital francesa é um destino incrivelmente “instagramável”, tornando-a no destino de férias ideal, lar de um dos monumentos mais icónicos do mundo, sendo “hashtagada” mais de 137 milhões de vezes no Instagram. É, de acordo com esta métrica, a segunda cidade mais conhecida do mundo nas redes socias, atrás de Londres.
Paris é também um destino gastronómico de sonho. Um factor ideal para a geração X que adora ir à procura de bons bares e restaurantes durante as suas viagens. A capital francesa oferece dois dos “100 melhores pratos tradicionais”: bife de pimenta e “Beurre Blanc”, um molho cremoso feito com manteiga, vinho branco, chalota e vinagre de vinho branco. Delicioso!
E se procura o lugar ideal para passar tempo com a sua família, que melhor programa que a Disneyland Paris? Aqui a diversão é garantida!

2. Barcelona, Espanha
Em segundo lugar está outro destino turístico europeu muito popular, Barcelona. A capital catalã oferece uma grande variedade gastronómica, desde os pratos mais tradicionais até à cozinha mais vanguardista. Está em 27.º lugar ao lado de Paris e tem dois dos “100 melhores pratos tradicionais”. Tal como em Madrid, aqui os Millennials podem apreciar as iguarias espanholas como as gambas al Ajillo e a paella de mariscos antes de as “empurrarem” com um bom vinho local ou um jarro de sangria.
O que distingue Barcelona das suas congéneres espanholas é a sua capacidade de ser popular no Instagram, uma vez que o seu hashtag foi utilizado em mais de 68 milhões de posts. Isto não é particularmente surpreendente, considerando que a cidade alberga alguns dos marcos mais icónicos de Espanha, incluindo a Sagrada Família e o Parque Güell.

3. Madrid, Espanha
A medalha de bronze vai para outra cidade espanhola, mas desta vez a capital. Além de ocupar o primeiro lugar na melhor cidade para todas as gerações, Madrid ocupa também o terceiro lugar em termos de visitas para Millennials.
Madrid é considerada uma cidade muito amigável para as famílias, com uma pontuação de quatro em cinco, o que a torna a cidade mais amigável no estudo. É comum que a maioria dos bares e restaurantes da cidade se encham de famílias. Em Madrid, as crianças mais jovens vão gostar de aprender sobre o mundo num dos muitos museus, fazer um piquenique no Parque do Retiro ou comer churros enquanto passeiam pelas ruas da cidade.

As melhores cidades para a geração Z (1996 – 2010)
Quanto à geração Z, 60% usa TikTok regularmente e, embora este grupo etário valorize experiências culturais e únicas na vida, mais de dois terços acreditam que o preço é mais importante. Assim, para esta geração, analisámos quais as cidades que têm mais menções no Tiktok, o destino com maior número de locais no Património Mundial da UNESCO e que oferecem a melhor relação qualidade/preço quando se trata de comida e bebida.
1. Istambul, Turquia
O destino de ouro para a geração Z é Istambul, na Turquia. E porque é que se destacou? Considerando que três em cada cinco membros da geração Z utilizam regularmente o TikTok, esta capital já teve mais de 37,5 mil milhões de menções na aplicação, atrás apenas do Dubai, Barcelona, Londres e Paris.
Istambul tem ainda uma boa relação qualidade/preço, com uma média de 6,11 euros (cerca de 300 meticais) por um menu. Além disso, pode encontrar-se na cidade uma grande variedade de comida de rua à base de marisco, vegetais, carne e pão. Com estes ingredientes, os visitantes de Istambul podem provar alguns dos pratos mais típicos do país, tais como almôndegas turcas, mexilhões recheados, espetadas e balık ekmek (uma sandes de peixe grelhado), tudo a um preço excelente.

2. Mumbai, Índia
Em segundo lugar está a grande metrópole cosmopolita da Índia, Mumbai. Com as suas ruas caóticas, ofertas sem fim e multidões aglomeradas, é uma óptima escolha para uma geração que quer ser aventureira, mas com um orçamento mais apertado. Mumbai oferece aos viajantes a oportunidade de explorar três locais pertencentes ao Património Mundial da UNESCO, incluindo as grutas de elefantes, os conjuntos góticos e as exposições art deco vitorianas de Mumbai. Além disso, tem ainda a Chhatrapati Shivaji Terminus, a estação de comboios mais ornamentada que alguma vez poderá ver. Esta é utilizada por mais de três milhões de pessoas por dia para viajar pela Índia, mas a sua arquitectura gótica, torres decorativas, figuras de animais ornamentadas e interiores de mármore opulento fazem da estação de comboios um espectáculo a contemplar.

3. Lima, Peru
Para terminar os três melhores locais a visitar para a geração Z, encontramos Lima, no Peru. A única cidade sul-americana a ganhar um lugar entre as três primeiras neste estudo. A capital peruana obteve uma extraordinária pontuação no que toca a custo-benefício em bares e restaurantes.
Os membros da geração Z podem apreciar uma deliciosa refeição e uma cerveja local (Pilsen Callao ou Cusqueña) por pouco mais de 1 euro (63, 28 meticais). A comida típica peruana inclui pratos como ceviche, anticuchos, juanes e, para os corajosos, a delicadeza do cuy, frito ou assado.
Além disso, o centro histórico da cidade é, em si mesmo, um Património Mundial da UNESCO. Por isso, quando ali estiver, não deixe de ver algumas das mais de 1500 varandas de Lima, construídas entre os séculos XVI e XIX. E, para aqueles que não se importam de viajar, Lima não está muito longe do incrivelmente famoso Machu Picchu, que deveria definitivamente merecer uma visita sua.
