Eis alguns conselhos que podem ser muito úteis no momento da compra e que podem ajudar a conseguir uma alimentação mais saudável:
Consuma mais grãos integrais
Os hidratos de carbono refinados, como o pão branco, a massa ou o arroz, perdem nutrientes durante o processo de elaboração. Contudo, no pão de trigo integral e na massa e arroz integrais tal não acontece, o que os torna soluções mais saudáveis. Além disso, a ciência já comprovou que o alto consumo de grãos integrais está relacionado com um menor risco de diabetes tipo 2, de doenças coronárias e de hipertensão.
Leia os rótulos
Numa alimentação saudável, produtos ricos em sal ou açúcar não entram. Por isso, é fundamental ler os rótulos para se certificar de que estes nutrientes não estão presentes em excesso ou ‘escondidos’. Tal pode acontecer, por exemplo, com os iogurtes.
Exclua alimentos artificiais
Corantes, adoçantes ou conservantes. Todos os produtos que os contenham não devem fazer parte do dia-a-dia de uma alimentação saudável. Para os evitar, uma vez mais, leia atentamente os rótulos.
Troque os refrigerantes por água
O consumo de água em detrimento de sumos ou refrigerantes é a base de uma alimentação saudável. Além de não conter calorias, a água ainda ajuda a controlar a fome e a afastar a sensação de fadiga, dando-lhe mais energia. Além disso, é importante estar hidratado.
Consuma frutas e vegetais
São bons exemplos de uma alimentação saudável. Prefira ainda consumir fruta em vez do sumo de fruta, pois tem um menor teor de açúcar e mais fibra.
Cozinhe as suas próprias refeições
Ao fazê-lo, sabe exactamente que ingredientes contêm – se são frescos, naturais ou processados. Desta forma, não corre o risco de “manchar” a sua alimentação saudável com produtos processados.