A Gemfields, empresa dedicada à extração de pedras preciosas, informou esta quarta-feira, 2 de Novembro, que levou a leilão um colossal agrupamento de esmeraldas com 37,555 gramas, designado de conjunto Kafubu.
“O leilão da Gemfields arrancou no dia 31 de Outubro e terminará com a licitação agendada para 17 de Novembro. Dado o seu tamanho e qualidade, o mais provável é que o conjunto Kafubu seja a peça mais cara de esmeraldas vendida pela Gemfields”, refere o comunicado.
Segundo a empresa, o conjunto Kafubu foi descoberto na mina de esmeraldas da Kagem, na Zambézia, em Março de 2020. Os estudos feitos ao aglomerado de 37,555 gramas (187,775 quilates) revelam que contém poucas quantidades de outras substâncias minerais, o que significa que a peça é quase totalmente composta por esmeraldas, que, dado o seu tamanho e formação, constitui uma descoberta rara.
O comunicado descreve as esmeraldas zambianas como as que têm um alto nível de ferro comparativamente às esmeraldas de outras origens, o que significa que são menos frágeis. O elevado nível de ferro significa menores fracturas de superfície e menor necessidade de tratamento e melhoria. O cuidadoso processo manual de recuperação de esmeraldas na mina de Kagem permitiu uma recuperação segura das maiores e excepcionais esmeraldas já encontradas, sendo o aglomerado Kafubu um exemplo extraordinário.
Jackson Mtonga, gestor assistente da Casa de Selecção da Kagem, com 28 anos de experiência em descobertas de rubis na Kagem, testemunhou a natureza deste achado, tendo considerado que “a raridade é um dos factores que fazem com que as esmeraldas sejam tão valiosas em muitas civilizações ao redor do mundo. Mas a combinação deste aglomerado de cristais, a sua qualidade global e tamanho do conjunto Kafubu é algo que nunca pensei que fosse possível.”
O conjunto Kafubu exibe todas as características que uma esmeralda deve possuir: um verde carregado e com brilho excepcional. Ele contém diferentes níveis de uma cristalização perfeita, que permite ao futuro polidor a criação de uma coleção de gemas, desde material facial de boa qualidade até aos cabochões e contas para diversão diária.
A nomeação de esmeraldas brutas é uma tradição reservada apenas para as mais raras e notáveis gemas. Embora não exista um registo oficial, não há mais do que uma dúzia de pedras preciosas que tenham recebido um nome próprio, e é extremamente incomum encontrar uma pedra preciosa pesando mais de 1,000 quilate.