O Standard Bank realizou, recentemente, em Maputo, sessões de educação financeira, que envolveram 120 alunos da Escola Primária 3 de Fevereiro. Foi uma iniciativa ao abrigo das celebrações do Dia Mundial da Poupança, assinalado a 31 de Outubro, e no âmbito da política de responsabilidade social do banco.
Orientadas pela gestora de Wealth e Investimentos do Standard Bank, Nálcira Cássimo, as palestras incidiram sobre vários aspectos como ganhar dinheiro, a importância de poupá-lo para o alcance de objectivos de longo prazo e como gastá-lo de forma consciente.
“A educação financeira deve começar desde cedo através da introdução de pequenos hábitos no quotidiano das crianças, que lhes permitam desenvolver comportamentos que irão fazer a diferença no futuro. Vivemos numa sociedade consumista, por isso é importante que elas aprendam a fazer escolhas conscientes”, enfatizou Nálcira Cássimo.
A gestora do Standard Bank garantiu que, após esta aprendizagem, os menores vão tornar-se em adultos mais responsáveis e poderão gerir melhor os seus recursos.
Por sua vez, o director adjunto da Escola Primária 3 de Fevereiro, Berlino Maulate, considerou a iniciativa do Standard Bank como uma mais-valia para a escola, particularmente para as crianças, tendo em conta que as ajudará a agir de forma racional no seu dia-a-dia, poupando o dinheiro que ganham dos pais e encarregados de educação.
“Ao invés de gastar todo o dinheiro que obtêm dos pais, a comprar bolachas e doces, vão passar a guardar uma determinada quantia para suprir as suas necessidades no futuro, ou realizar um sonho”, disse Berlino Maulate.
O Dia Mundial da Poupança foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar os gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.