É frequente as empresas, em início de actividade, ignorarem a importância do marketing contando apenas com a força e popularidade do seu produto e/ou serviço.
Cláudia Chirindza, responsável do Departamento de Marketing e Comunicações no FNB, fala um pouco sobre este assunto.
“Embora a publicidade boca-a-boca seja uma ferramenta de marketing poderosa, as empresas seriamente empenhadas no crescimento do seu negócio devem reconsiderar a sua estratégia de marketing, idealizar um conceito que atraia mais clientes e, consequentemente, resulte num aumento das vendas. É comum os gestores do negócio assumirem que divulgar as suas marcas em plataformas como o Facebook ou Instagram, sem uma estratégia integrada de marketing, é suficiente”, acrescenta Chirindza, ao partilhar dicas para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing empresarial.
• Estratégia de Marketing – procure desenvolver um plano de marketing alinhado com os objectivos do seu negócio. Exemplificando, se o seu plano incluir uma campanha de comunicação digital, pondere nomear um responsável de comunicação digital para coordenar as acções, de forma integrada, com um pensamento estratégico que vai muito além de publicações aleatórias no Facebook, Instagram ou outras plataformas.
• Vantagem competitiva – é importante conhecer e compreender os seus concorrentes, definir o diferencial do seu negócio e direccionar a sua oferta com vista a ir ao encontro das necessidades dos seus clientes. Por exemplo, um café que oferece aos seus clientes um ou mais pastéis de nata na compra de três cafés estará em vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
• Ferramentas online de marketing gratuitas – estão disponíveis ferramentas de aprendizagem online sem qualquer custo, que as empresas podem utilizar para actualizar conhecimentos de marketing, de empreendedorismo, entre outros.
• Retorno dos investimentos – para além das actividades de marketing, é importante fazer uso de ferramentas adequadas para medir e determinar, com precisão, o retorno do investimento, essencial para monitorar o real impacto pós-execução da estratégia.
“Por último, a importância de compreender plenamente os concorrentes, clientes, mercado e conjuntura em que opera, e de considerar estas informações na concepção de um plano de marketing adequado, que ajude a empresa a alcançar os seus objectivos, não pode ser subestimada”, conclui Cláudia Chirindza.