Algumas das vencedoras do Orange Social Venture Prize (OSVP) são startups africanas, que levaram para casa prémios em dinheiro.
Lançado em 2011, o Prémio Orange Social Venture em África e no Médio Oriente reconhece os melhores projectos de empresas tecnológicas, que tenham um impacto positivo na sociedade ou no ambiente da sua região, ou que se alinhem com objectivos de desenvolvimento sustentável.
A sua 12.ª edição reconheceu cinco vencedores, seleccionados entre cerca de 1400 candidaturas de 17 países envolvidos no concurso. Estes vencedores foram anunciados no Mobile World Congress Africa em Kigali, Ruanda.
O primeiro lugar no Grande Prémio Internacional foi da LifeBlood, a plataforma de saúde digital da Serra Leoa, que recebeu 25 mil dólares. O segundo lugar, com 15 mil dólares, foi para a empresa tunisina de comércio electrónico Kamioun, enquanto o terceiro lugar, que recebeu 10 mil dólares, foi da empresa maliense Biomass4GLC.
O vencedor do prémio Judges’ Choice, no valor de 10 mil dólares, foi a Abana, sediada na República Democrática do Congo, um mercado através do qual os estilistas de vestuário podem vender as suas criações aos compradores. A empresa jordana iRole ganhou o Prémio Internacional de Mulheres, no valor de 20 mil dólares.