A Facebook, agora Meta, já foi uma das maiores empresas da Internet, quer em número de utilizadores, quer nos milhões que lucrava. Este é um movimento que já se percebeu estar a ser invertido e a cada trimestre os problemas aumentam.
Com a sua apresentação de resultados, a Meta veio mostrar que este cenário continua a piorar. Os seus resultados estão longe do que seria esperado e os lucros caíram mais de 52%, ficando muito longe do que os analistas esperavam.
Esta queda foi provocada principalmente pela concorrência da plataforma mais popular da actualidade, o TikTok.
A empresa que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp fechou o terceiro trimestre com lucros de 4,4 mil milhões de dólares, configurando uma quebra de 52% face ao período homólogo e bastante abaixo dos 5,04 mil milhões estimados. No total, facturou 27,7 mil milhões de dólares, ligeiramente acima dos 27,4 mil milhões antecipados pelo mercado.
No que respeita aos números de crescimento de utilizadores, estes estão em linha com as expectativas: há um aumento dos utilizadores activos mensais no Facebook, numa comparação ano a ano. A Meta revelou que os reels, semelhantes aos do TikTok, têm já mais de 140 mil milhões de visualizações diárias no Facebook e no Instagram, significando um aumento de 50% face ao número de há seis meses.