A Yellow Card, plataforma africana de criptomoedas, tornou-se a primeira empresa de moeda criptográfica em África a receber uma licença de fornecedor de serviços de bens virtuais a operar no Botsuana.
A nova licença autoriza oficialmente a Yellow Card a permitir aos seus clientes, comprar e vender moeda estável bitcoin (BTC), ether (ETH) e tether (USDT) com a moeda local do Botsuana, pula.
A licença, em conformidade com a Secção 11 da Lei de Bens Virtuais 2022, foi emitida pela Autoridade Reguladora das Instituições Financeiras Não Bancárias (NBFIRA) a 29 de Setembro de 2022 e tornar-se-á o padrão para operações criptográficas no país.
Chris Maurice, CEO e co-fundador da Yellow Card, diz que este é um momento monumental para a empresa, os seus clientes, investidores e a indústria criptográfica como um todo, uma vez que tem um impacto positivo em toda a cadeia de valor.
“Este momento abre maiores canais de expansão no que respeita a parceiros de pagamento, bancos e expansão da nossa base de clientes em toda a África. Isto mostrará ainda mais aos reguladores de outros mercados que não somos qualquer outra empresa de moeda criptográfica – somos pioneiros, alargando fronteiras e estabelecendo o padrão. Mais uma razão para eles também trabalharem em conjunto connosco”, afirmou.
Agora oficialmente regulamentada pelas autoridades locais, a Yellow Card, disse que está também em conformidade com alguns dos principais regulamentos mundiais. A empresa cumpre com os requisitos globais de combate à lavagem de dinheiro, está registada na GoAML (Sistema de Anti-Lavagem de Dinheiro), para ajudar a denunciar acções de branqueamento de capitais, sanções e crimes financeiros, e está também em conformidade com a Lei de Práticas de Corrupção Estrangeira dos EUA.
O Botsuana é um dos poucos países do mundo a tomar medidas significativas para implementar regulamentos mais rigorosos em torno de moedas criptográficas e fichas digitais. Anteriormente, o Banco do Botsuana alertou para os riscos de investir em moedas criptográficas não regulamentadas. E agora, com a licença em vigor, será mais difícil para aqueles que se disfarçam de legítimos provedores de serviços de bens virtuais enganar as pessoas.
O Botsuana tem uma população pequena, que ostenta um poder de compra significativamente forte devido à força da pula em relação a outras moedas africanas.