O Absa Bank Moçambique está a promover, desde o início do mês de Outubro, várias palestras educacionais sobre poupança em diversos estabelecimentos de ensino primário a nível nacional, iniciativa que está inserida nas acções em prol do mês da poupança.
Uma das grandes prioridades do Absa Bank Moçambique no eixo das suas acções de cidadania é traduzir o compromisso com o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a capacitação da juventude e para uma sociedade com adequados níveis de educação.
Segundo o banco, a promoção da inclusão financeira e reforço da literacia financeira é uma das formas de capacitar a população moçambicana para que se desenvolva económica e financeiramente.
Nesse sentido, e no seguimento da celebração do mês da poupança, a instituição bancária juntou-se a várias escolas primárias e tem desenvolvido palestras que visam ensinar e explicar às crianças da 5.ª classe a grande importância de saber poupar, como poupar, o que é o dinheiro, um banco e como estas questões podem preparar o seu futuro.
Numa das palestras, uma das colaboradoras do Absa, Achiana Khan, explicou que uma população educada é uma população capaz e é aí que gostariam de fazer a diferença.
“Se aos 10 anos me tivessem ensinado a importância da poupança, a minha relação com o dinheiro seria diferente. Trabalho num banco e tenho a sorte de saber gerir bem o meu dinheiro e, agora, de ensinar a todas estas crianças a importância de respeitarmos o dinheiro dos nossos pais e, no futuro, sabermos valorizar o nosso”, enfatizou Khan.
Pedro Mondlane, outro colaborador participante na iniciativa, disse que a mesma visa contribuir para a capacitação das crianças através da consciencialização de grupos de alunos da 5.ª classe sobre a importância de poupar, pois “sabemos que poupar é estar preparado para o futuro”.