Moçambique participa, a partir de hoje, 25 de Outubro, no Egipto, na reunião ministerial do Fórum dos Países Exportadores de Gás Natural (GECF). Será a primeira vez do País no evento depois de se ter tornado observador, em Fevereiro deste ano.
O encontro vai debater, entre outros assuntos, a visão global do mercado do gás natural no mundo, o relatório de Gestão do Comité Executivo para 2022 e a revisão da estratégia de longo termo.
A anteceder o evento, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, encontrou-se, nesta segunda-feira, com o secretário-geral do órgão, com quem partilhou informações sobre os projectos de gás em curso em Moçambique.
O GECF é composto por 19 países membros, com Argélia, Bolívia, Egipto, Guiné Equatorial, Irão, Líbia, Nigéria, Catar, Rússia, Trinidade e Tobago e Venezuela como membros, e Angola, Azerbaijão, Iraque, Malásia, Moçambique, Noruega, Peru e Emirados Árabes Unidos como observadores.
Moçambique passou a ter acesso, como membro observador, de forma privilegiada, a todos os estudos do mercado de gás natural dos principais fornecedores e vendedores. Passou a participar também nas discussões de todos os órgãos do fórum e nas plataformas de troca de experiências sobre matérias relativas ao mercado de gás natural.