Apesar da acentuada desvalorização que as criptomoedas têm apresentado, estes criptoactivos continuam em alta e a cativar o interesse dos utilizadores e dos governos.
De acordo com o portal Sapo, as plataformas de criptomoedas na África do Sul serão licenciadas já no próximo ano.
Ainda de acordo com o portal, a entidade reguladora de conduta financeira do país anunciou nesta quinta-feira, 20 de Outubro, que as empresas financeiras do segmento das criptomoedas locais vão necessitar de solicitar uma licença entre o dia 1 de Junho e o dia 20 de Novembro de 2023, que permitirá às plataformas de moedas digitais poderem funcionar legalmente na região.
Esta medida vai também permitir que as autoridades combatam as fraudes e protejam os clientes, acção que antes não tinham poder para fazer, segundo Unathi Kamlana, director da entidade reguladora.
No entanto, Kamlana diz que esta declaração não abrange a tecnologia NFT (Token Não Fungível), uma vez que esta actua mais como investimento tradicional na arte. Ainda assim, vai continuar a ser monitorizada.
Estima-se que este licenciamento das criptomoedas possa também trazer algumas mudanças positivas para o país ao nível financeiro.