A empresa mineira de pedras preciosas, Gemfields Group, anunciou esta segunda-feira, 24 de Outubro, que retomou as operações na sua mina na província de Cabo Delgado, depois de interromper a produção na semana passada quando foi reportado um ataque a uma instalação próxima.
A Gemfields interrompeu as operações e evacuou funcionários e contratados não relacionados com a segurança, na quinta-feira, depois de um ataque, atribuído a insurgentes, ter sido relatado a 12 km a sudeste de sua mina de rubi em Montepuez, na província de Cabo Delgado.
“As actividades mineiras e de processamento estão a ser retomadas por fases, depois de se ter dado a devida atenção às percepções de ameaça na área da licença”, disse a empresa em comunicado.
A Gemfields avança ainda que “a Montepuez Ruby Mining permanece em estado de alerta máximo e em contacto regular com as autoridades governamentais moçambicanas”, destacando que “a força policial moçambicana irá permanecerá na Montepuez Ruby Mining e manterá presença num futuro previsível”.
Uma insurgência ligada ao Estado Islâmico na província de Cabo Delgado, no Norte, tirou milhares de vidas desde 2017, interrompendo projectos multibilionários de gás natural e mineração.