O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Aliança para a Inclusão Financeira acordaram uma nova parceria, financiada com quatro milhões de dólares, que beneficiará as pequenas e médias empresas (PME) geridas por mulheres africanas.
A parceria foi estabelecida à margem dos Encontros Anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), a 12 de Outubro, em Washington, e contou com a presença de governadores dos bancos centrais africanos.
De acordo com o comunicado de imprensa do BAD, a Aliança seleccionou a República Democrática do Congo, Marrocos, Nigéria, Ruanda, Senegal, Zâmbia e Zimbabué como países de estudo de caso. A selecção baseou-se em critérios como: ter feito progressos significativos no sentido da inclusão financeira das pequenas e médias empresas lideradas por mulheres; boas práticas para informar o processo de harmonização da inclusão financeira; e disponibilização de orientação política para acelerar acesso direccionado para o financiamento.
“Através deste projecto, esperamos produzir dados mais claros para a tomada de decisões políticas e uma melhor capacidade técnica entre os decisores políticos a nível institucional, nacional e regional. Estes esforços conduzirão a uma política financeira e a um ambiente regulamentar melhorados para as mulheres nas empresas em África”, disse a vice-presidente sénior do banco, Swazi Tshabalala.
Segundo Ratna Sahay, conselheira sénior do FMI para o Género, há um reconhecimento “que a redução das disparidades de género, especialmente com acesso ao financiamento, conduz a um crescimento económico exponencial. Encorajamos todos os países a publicar dados desagregados por género e a encontrar sinergias com novos sectores emergentes”, afirmou.
A Affirmative Finance Action for Women in Africa (AFAWA) e a Aliança para a Inclusão Financeira implementarão o programa conjunto em 35 países representados por instituições membros da Aliança em África, e com as organizações regionais União Económica e Monetária da África Ocidental e a Comunidade Económica e Monetária da África Central.