A FoondaMate, uma empresa sul-africana edtech (tecnologia educacional), anunciou o seu lançamento na Nigéria.
Fundada em 2020 por Dacod Magagula e Tao Laine Boyle, a Foondmate apoia os estudantes com os seus exercícios de revisão, fornecendo respostas rápidas e acesso a documentos.
A startup angariou recentemente dois milhões de dólares numa ronda de financiamento inicial liderada pela LocalGlobe para acelerar a adopção global do seu Whatsapp e do chatbot de aprendizagem baseado no Facebook.
A FoondaMate destina-se a estudantes do ensino secundário em mercados emergentes onde o Whatsapp é amplamente utilizado e é muito mais barato ou de acesso livre. Afirma ter ajudado mais de 500 mil estudantes em mais de 30 países a fazer os seus trabalhos de casa, a estudar e a aprender coisas novas.
Desde o seu lançamento na Nigéria, já registou mais de quatro mil utilizadores na plataforma Whatsapp.
A FoondaMate expressou a sua satisfação pelo feedback que tem recebido da comunidade nigeriana após o lançamento. “Os estudantes nigerianos não se retraem. Dizem exactamente o que pensam. No início, pensámos que seria difícil obter feedback, mas tem sido completamente o oposto. Os estudantes inscrevem-se e, no mesmo dia, enviam-nos um e-mail a dizer o quanto gostam do produto, recomendando-nos outras coisas que gostariam de ver na plataforma”.
A empresa espera que o feedback da comunidade nigeriana a ajude a melhorar a sua oferta na naquele país.